Como é feito o tingimento de tecido? Descubra agora!

tingimento de tecido

As cores são extremamente importantes para garantir uma boa qualidade da peça confeccionada. No mundo da moda, elas podem influenciar o humor, autenticidade e até mesmo a expressão visual de uma pessoa.

Já comentamos sobre quais são as cores tendências para 2022 e, hoje, vamos te mostrar como acontece o processo de tingimento de tecido. Afinal, é interessante entender como as peças ganham cor, quais são as principais etapas e métodos.

Ok, e o que seria isso na prática?

O tingimento de tecido é um processo químico no qual as fibras do tecido passam por uma mudança de coloração. O agente ativo utilizado, quando submetido a elevadas temperaturas e agitação, é capaz de agir sobre a peça.

E apesar deste “passo a passo” básico, o processo de tingimento pode variar bastante. Várias técnicas e ferramentas diferentes podem ser utilizadas. Tudo depende dos objetivos da produção têxtil.

Se você tem interesse em entender melhor, continue a leitura e descubra como funciona o tingimento de tecido e suas particularidades. Veja a seguir!

Como é feito o tingimento de tecido?

O tingimento de tecido é feito em três etapas: preparação, tingimento e fixação.

Como o próprio nome sugere, a preparação consiste em preparar o tecido ou os fios para o tingimento. Pode ser necessário lavá-los antecipadamente ou utilizar algum tipo de agente químico.

Já o tingimento em si é a aplicação da coloração no tecido. Para isso, pode ser necessário utilizar algum tipo de equipamento capaz de elevar a temperatura da solução de tingimento e agitar o tecido em um sistema fechado. Há ferramentas capazes, inclusive, de ajudar a fixar a coloração nos fios ao aplicar uma certa pressão sobre eles.
Para melhor fixação do tingimento é necessário utilizar algum tipo de produto químico próprio para esse fim. Ele é chamado de fixador e pode ser dissolvido na própria solução de tingimento. Dessa forma, a coloração aplicada nas fibras dos tecidos permanece preservada por mais tempo.

tingimento de tecido
Processo de tingimento de tecido através de equipamento na Cores e Tons.

Métodos de tingimento de tecido

Agora que você já sabe como é o processo de tingimento, é hora de ver quais são os principais métodos de tingimento de tecido. Confira:

Tingimento por imersão

O tingimento por imersão é feito a partir da inserção de tecidos em uma solução de tingimento, os quais ficam imersos por um período de tempo. Dessa forma, a fibra do tecido e o corante mantêm-se em contato até que a coloração seja fixada em toda a superfície.

Uma vantagem desse do tingimento por imersão é que pode ser aplicado para diferentes tipos de tecidos, desde fios, tecidos de lã e até seda.

Tingimento por preenchimento

O tingimento por preenchimento é feito a partir da imersão do tecido em uma solução de corante e, com a ajuda de um equipamento específico, o corante é fixado totalmente de modo uniforme. 

Para garantir uma eficiência na produção, é necessário que o processo seja repetido algumas vezes e com alta intensidade de fixação.

O tingimento por preenchimento é indicado para quem não abre mão da qualidade, eficácia e agilidade. Isso porque os equipamentos utilizados garantem que mais tiragens de material sejam tingidas.

Entretanto, a única restrição desse método de tingimento está voltada aos tecidos de fios delicados, principalmente a seda. O processo de preenchimento com a compressão do material pode danificá-lo, por isso é interessante ficar atento a esse ponto.

Tingimento por fios

O tingimento por fios tem uma base semelhante ao preenchimento quanto à imersão. A técnica desse tipo de tingimento é bastante utilizada em tecidos já tingidos ou até mesmo em roupas prontas. 

Os materiais em questão recebem o tingimento dos fios e só depois passam para a tecelagem e a trama.

Esse método faz parte de uma das principais formas de tingir tecido no mercado têxtil.

O que levar em conta no tingimento de tecido?

Para a realização do processo de tingimento de tecido, deve-se levar em conta diversos aspectos. Para você compreender com mais clareza, elencamos os principais:

Tipo de tecido

É importante atentar-se em relação ao tipo de tecido para fazer o tingimento. 

O tecido utilizado é de fibra sintética ou natural? Quanto a isso, vale lembrar que tecidos naturais, como linho, lã ou algodão, poderão apresentar melhores resultados de tingimento.

Tipo de solução de tingimento

O tipo de solução de tingimento utilizada também impacta diretamente no resultado final. Por isso, avalie qual tonalidade você está em busca e quais os resultados esperados em termos de contraste e fixação antes de escolher o tipo de corante.

Tipo de equipamento

Como já destacado, na produção têxtil alguns equipamentos podem ser altamente estratégicos para quem deseja obter ganhos de escala. Para quem realiza o trabalho de tingimento é imprescindível buscar o maquinário mais adequado e tendo em vista a necessidade de cada cliente.

E aí, gostou de saber mais sobre como funciona o tingimento de tecido? Esperamos que o conteúdo tenha sido útil para descobrir todo o processo de tingimento.

Você sabia que também prestamos o serviço de tingimento? 

Aqui na Cores e Tons atendemos diversas empresas que buscam por esse serviço. Realizamos a preparação da matéria-prima por lavação ou pré-alvejamento e contamos com diferentes tipos de tingimento, desde tingimento branco, reativo, direto e até disperso.

Que tal conhecer um pouco mais as nossas soluções? Clique aqui e veja agora.

Aproveite também para conferir algumas dicas de decoração com tecido e continue lendo mais dicas no blog da Cores e Tons. Até mais!

Leia Mais

Open chat
Olá, podemos ajudar?