A releitura das estampas tie dye

estampas tie dye

Se você está procurando sobre estampas tie dye é porque com certeza já viu algum influenciador falando sobre esse tipo de roupa e quer aderir a essa tendência que vem invadindo as redes socias e ganhando cada vez mais espaço na moda. E isso se deve ao fato de o tie dye possuir cores vibrantes em sua composição, que remetem alegria e diversão.

         Mas apesar de estar entre as tendências da moda, principalmente a feminina, as estampas tie dye já existem há um bom tempo, e o tie dye foi usado de diversas formas em diferentes países, principalmente na Ásia e África.

         Os japoneses no século XI desenvolveram a técnica do ‘’shibori’’. Porém o tie dye veio a se popularizar no ocidente somente na década de 60 e 70 com os hippies norte-americanos, exatamente por possuir esse tom de alegria, ligado a cores e a natureza. Na época as relações políticas estavam tensas no país por conta da guerra do Vietnã, e contra essa política estavam os hippies, que tiveram frases como “make love do not war” (faça amor, não faça guerra), os quais usavam roupas com estampas tie dye, que até os dias de hoje são associadas a criatividade e liberdade de expressão.

Como e com que usar estampas tie dye?

         As estampas tie dye servem perfeitamente para quem tem uma personalidade forte, gosta de criar visuais e mudar seu estilo. Peças tradicionais como jeans, vestidos, conjunto de moletons, entre outras, também encaixam com esse modelo.

         E para quem pensa que o look de tie dye em algumas roupas parece muito desajustado e não combina em certas ocasiões, saiba que é totalmente ao contrário, pois com alguns truques de styling o visual já toma outro aspecto, como dobrar as mangas da camiseta e colocá-la dentro da calça. O que ajuda muito também é o calçado, que muitas vezes passa despercebido, mas que causa efeito total no seu estilo, e é um aliado as estampas.

         O tie dye é super democrático, e isso ajuda muito na hora de combinar os looks, porém o ideal é encaixar as estampas tie dye com uma outra peça neutra, dando um destaque maior dessa forma e harmonizando seu look.

estampa tie dye

Como fazer?

         Como o próprio nome já diz, na tradução para do inglês, tie dye é o ato de amarrar e tingir, e ganhou popularidade novamente durante a pandemia, quando as pessoas aderiram o ‘’faça você mesmo’’ como forma de fazer o tempo passar e desenvolver outras habilidades, o tie dye foi uma dessas, por ser tão simples de fazer e usar.

         Não existe um jeito certo de fazer as estampas tie dye, isso porque elas são únicas, o resultado jamais será o mesmo, pois o objetivo dessa técnica é exatamente criar artes aleatórias.

         Entretanto existe, sim, um processo. O qual passa por três etapas: amarrar, tingir e lavar.

         As amarras podem ser feitas com barbantes, elásticos, cordas, entre outros. O objeto em si não tem tanto efeito sobre o resultado, mas essa fase é a mais importante para a personalização, pois a forma como essas amarras são feitas na peça que determinarão o resultado da estampa.

         Na etapa de tingir não existe segredo. O ideal é escolher apenas duas cores, mas a quantidade de combinação vai depender da sua criatividade. No momento de aplicar a tinta na peça é interessante demarcar bem a separação das cores para que elas não invadam o espaço uma da outra e se misturem.

         E por último é só esperar a peça secar, o ideal é não deixar próximo do sol, para evitar que a peça manche. O tempo de secagem também varia a cada peça. Depois de seca, basta lavar para tirar o excesso de tinta. É importante que cada peça seja lavada individualmente, evitando também o risco de manchas.

A nova tendência

         Como já dito anteriormente, o tie dye é um tipo de roupa que causa alegria por conta de suas cores, e provavelmente essa alegria que fez com que esse estilo, que teve suas últimas manifestações na década de 90, voltasse só agora, duas décadas depois. Isso se deve talvez ao fato de que passamos por um momento que é preciso ressignificar os pensamentos, o que impacta até mesmo em nosso estilo de roupa, e por conta disso faz com que o tie dye não tenha previsão para sair de linha.

         Vale ressaltar que as estampas tie dye não necessariamente servem apenas para roupas, mas também para maquiagens, que voltou também a ser outra tendência, acessórios, unhas, e itens de decoração de casa.

        Acesse nosso blog e fique por dentro de nossos conteúdos!

Leia Mais

Open chat
Olá, podemos ajudar?