Quais os melhores tipos de tecido de roupa? Confira agora!

tipos de tecido de roupa

   Os tipos de tecido de roupa na maioria das vezes não são vistos com a importância que exercem em nossa rotina. Estamos a todo momento com algum tipo de tecido em nosso corpo, o que afeta diretamente nosso conforto para realizar atividades, mantém a originalidade de nosso estilo e em alguns casos aumenta também a autoestima.

Isso ocorre porque na realidade os tecidos mais conhecidos para roupas não são tão conhecidos assim, ou não como deveriam. Claro que alguns são sempre mais lembrados do que outros, porém cada um tem sua especialidade para determinadas situações. Como escolher então seu tipo de tecido de roupa? Continue a leitura para saber!

O que difere cada tipo de roupa?

Alguns tipos de tecidos de roupa tem características únicas, como algodão, seda, linho e lã. Estes cortes geralmente são buscados por conta de serem confortáveis, duradouros e flexíveis em relação aos demais. Isso se dá por conta de seu processo de criação ser com fibras naturais.

Já outros tecidos são criados por meio de processos químicos e por conta disso são mais resistentes, secam rapidamente, e não desbotam com facilidade. Como cetim, microfibra, malha, viscose, poliamida e poliéster.

tipos de tecido de roupa

Qual tipo de tecido de roupa é mais indicado para determinadas ocasiões?

É claro que nosso estilo muda ao decorrer das estações, já somos acostumados a nos adaptarmos a diferentes temperaturas, porém vestidos com roupas de tecidos não tão adequados assim, ou que não nos trazem o máximo de conforto. A composição de cada tipo de roupa faz total diferença na qualidade das peças, e também em seu caimento.

Alguns fatores devem ser levados em conta para que o conforto esteja presente da melhor maneira possível e na maior parte do tempo. Um deles é a noção de cada contexto, cada momento e o ambiente, isso é muito importante. Um bom exemplo são ocasiões formais, e nesse caso, os tipos de tecidos de roupas mais indicados são os que possuem fibras como chambray, linho, tricoline e seda.

Outro exemplo válido é para a época do ano na qual estamos agora, o verão. Tecidos sintéticos não são uma boa opção, nesse caso é válido dar preferência aos naturais, visto que dessa forma irá haver uma maior transposição de ar, o que vai ajudar evitar assaduras e irritações na pele.

Basicamente tecidos que são de composição natural apresentam maior elegância ao vestir, são agradáveis e mais fresquinhos. Já os sintéticos, são recomendados para dias um pouco mais frios, pois diferente dos naturais, sua passagem de ar é mínima, e um bom exemplo é o poliéster.

Contudo é importante que todas essas recomendações vão ao encontro do seu estilo e personalidade, visto que é isso que realmente nos diferencia, aumentando nossa confiança e autoestima.

tipos de tecido de roupa

Mas como saber o que usar em cada ocasião?

Aqui vai algumas ideias de tipos de tecido de roupas interessantes para cada momento:

Em algumas estações e temperaturas específicas podem ser usadas mais de um tipo de tecido, como é o caso do verão, onde cai muito bem tricoline, linho, viscose e malha. 

Caso seu estilo se encaixe mais com algo relacionado ao social, tanto para trabalho, como também para o dia a dia, é interessante que tenha em sua composição o linho, e a seda, pois sem dúvida nenhuma, essas são as melhores opções para ficar mais elegante. Seguindo na linha social ainda, o tecido de renda é indicado para vestidos de noiva, casamentos, entre outros.

Agora, se suas dúvidas também são em relação a qual tecido sua roupa de treino deve ter, saiba que as mais indicadas por conta de absorção de suor e conforto são a poliamida e o poliéster.

Para algo mais casual, como festas e encontros, o chiffon e o crepe são opções ideais, por se tratarem de tipos de tecido mais elegantes são usados como base para confecção de vestidos, proporcionando uma boa expectativa, e por conta disso são muito conhecidos no mundo da moda.

Imagino que você também não saiba exatamente quais devem ser os tipos de tecido de roupa para usar em um dia de praia. Modelos de biquínis com elastano, malha, poliamida, nylon em sua composição são uma boa escolha!

E para ficar em casa, tecidos com algodão, que são mais soltos e confortáveis sempre vão ser indicados.

O importante mesmo, independentemente de seu estilo de roupa, estação do ano, ou alguma atividade específica é procurar por peças que tenham em sua base elementos naturais.

Contudo isso não se deve somente ao fato de que tecidos com fibras naturais são mais confortáveis, mas também porque os sintéticos não fazem muito bem à pele por conta de seu forte processo químico. É necessário olhar as etiquetas de suas roupas antes de levar para seu armário e juntá-las com seus looks antigos. Também vale a tentativa de dar preferência à fabricação nacional, afinal, não sabemos se as matérias-primas usadas lá fora têm qualidade, e como ocorre todo seu processo.

Fique sempre atento ao nosso blog para conferir nossos novos conteúdos!

Leia Mais

Open chat
Olá, podemos ajudar?