Decoração com tecidos: Inspirações e como fazer

Decoração com tecidos: Inspirações e como fazer

Se decoração com tecidos te faz lembrar as capinhas de crochês espalhadas pelas casas das vovós, então você precisa atualizar seus pensamentos. A decoração com tecidos pode trazer para sua casa justamente o ar de leveza e de modernidade que ela provavelmente está te pedindo desde o dia em que você a decorou pela primeira vez. Tecidos são versáteis e adaptáveis, o que te permite usá-los nos mais diferentes cantos e superfícies, com as mais diversas estampas e cores. Quer ver? Então acompanhe nossas dicas a partir de agora.

Comece pelas paredes

Sabe aqueles tecidos com estampas tão bonitas que poderiam ser colocadas em um quadro e apreciadas como qualquer outra obra de arte? Então, por que não os enquadrar? Para começar a fazer sua decoração com tecidos, basta escolher uma estampa que combine com seu estilo e emoldurá-la. Você pode fazer isso também com estampas que combinem com os ambientes. Coloque abstrações na sala, cores leves no quarto e estampas divertidas, quem sabe com desenhos de comidas, lá na cozinha.

Se você levar a ideia de colocar tecidos nas paredes um pouco mais a sério, então vale até considerar usá-los como papel de parede. Aqui, será preciso um pouco mais de pesquisa para descobrir os diferentes tipos de aplicações e quais tecidos são mais adequados para essa tarefa, mas vale a pena. Tecidos têm texturas únicas, que deixarão sua parede muito mais interessante. Que tal começar com uma parede que merece destaque? Não precisa encher as paredes de tecidos, e sim usá-los para direcionar o olhar, colocar foco em algum lugar específico ou até, com padrões de listras, fazer o ambiente parecer maior.

Decoração com tecidos: Inspirações e como fazer
Reprodução / Casa Abril

Agora, se você só quer brincar um pouco com o ambiente, sem grandes alterações, então olhe para suas cortinas. Elas podem ter tecidos igualmente diferentes ou divertidos. Diga adeus aos plásticos, às rendas ou às cores opacas. Leve estampas, texturas, cores e faça sua nova decoração com tecidos começar onde a paisagem externa termina. Uma simples mudança na cor da sua cortina pode dar outra vida ao ambiente!

Decoração com tecidos nos móveis

Você tem, provavelmente, alguns móveis que já fazem parte da sua decoração com tecidos que os recobrem, certo? Seu sofá, algum jogo de cadeiras ou uma poltrona mais confortável, um abajur… Alguns desses itens merecem ser escolhidos já com estampas e cores certas, mas outros podem ser revestidos e recobertos com pouco trabalho. Os tampos de algumas cadeiras, por exemplo, são removíveis. Basta aplicar e atarraxar algum tecido novo e pronto. Se você está pensando em trocar o sofá, pense em ousar um pouco. Para o sofá, vale escolher algum lençol ou coberta que combine ou contraste com ele para enriquecer o olhar.

Decoração com tecidos: Inspirações e como fazer

Sofás, em específico, também aceitam outros acessórios. Na hora de escolher um tapete, dá para selecionar estampas que o façam ser uma extensão do sofá, ou então que complemente a decoração das paredes. Tudo pode ser pensado, inclusive as almofadas. Nelas, preste a atenção também nos relevos. De nada adianta um tecido bonito se ele tiver detalhes que marcam e desenham sua pele quando usado na almofada. A dica vale também para o tapete. Aliar estilo e conforto é escolher o tecido certo para a sua decoração, especialmente quando ela tem uma função além da decorativa.

Cores, texturas, estampas

Agora que já te contamos onde você pode usar tecidos para dar aquele up na decoração da sua casa, é hora de escolher o tecido certo para você. E essa escolha precisa ser sua. Existem por aí uma infinidade de padrões. Para te ajudar, pense nesses três elementos principais:

– Quais são as cores que você gosta?

– Que texturas te chamam mais a atenção?

– Que estampas combinam mais com sua casa e com seu estilo?

Com isso em mente, fica muito mais fácil decidir quais tecidos escolher. Para as cores, você pode variar em contrastes e em intensidade. Mais claras ou mais escuras? Monocromático ou beirando todo o arco-íris? Além das cores, entenda as texturas. Elas se relacionam com as luzes. Quanto mais relevo, mais elas terão sombras, que poderão ter um ar diferente a cada hora do dia. Se você gosta de movimento, ouse nelas. Ao final, pense na sua casa como um todo. A decoração com tecidos é parte de um sistema maior que é a decoração da sua casa em si. Harmonize os elementos, ou desarmonize-os ao seu gosto. Lembre-se de que decorar é dar a sua cara aos ambientes. Escolher tecidos para decorar sua casa é como comprar roupas para você, então a vista com toda sua beleza.

Leia Mais

Open chat
Olá, podemos ajudar?