Funil de vendas marketing digital: o que é?

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Ter um funil de vendas claro é essencial para conquistar clientes online. Se você não sabe por onde começar, basta seguir pelo óbvio: imagine um funil. Agora, divida-o horizontalmente em três partes. Como se trata de um funil de vendas, lá na ponta de baixo do funil o que subir, será um negócio fechado ou um produto vendido. No topo, está o seu cliente. Só que ele ainda não está pronto para comprar o seu produto. Sua função é fazê-lo caminhar pelo funil de vendas até que ele chegue na ponta inferior: à venda.

Mas quais ferramentas usar em cada etapa? Como eu chamo a atenção do meu cliente? Devo oferecer meu produto logo no início? Essa estratégia vale só online ou posso aplicá-la em outros lugares? Calma! Acompanhe este texto até o final que nós vamos te ajudar a construir um funil de vendas eficiente e que faça sentido para seus clientes, desde a primeira até a última etapa. O funil que você imaginou está dividido em três partes, certo? É porque existem três etapas principais na jornada de seu cliente dentro da estratégia de funil de vendas. Descubra o que fazer em cada uma.

 

Topo do funil de vendas

 

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Quem está nessa etapa do funil de vendas não quer saber de comprar. Parece estranho, mas é isso mesmo. É importante desde já saber respeitar esse momento do seu futuro consumidor. Aqui, ele só está interessado em coisas gerais: “qual é o look do momento para ir à praia?”, por exemplo. Se sua empresa conseguir trazer essa resposta para ele, pronto. Você iniciou um relacionamento com ele. Na próxima vez que ele tiver uma dúvida, sua empresa terá preferência por ter sempre a resposta certa. Portanto, sempre alimente seu blog, seu Instagram, Facebook ou Tik Tok, faça anúncios discretos com a estratégia de “saiba mais” e treine sua equipe de marketing para saber o suficiente não só sobre seus produtos ou serviços, mas também sobre o mercado e tendências.

 

Meio do funil de vendas

 

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Aqui, seu futuro cliente começa a sentir que tem um problema. Se ele já sabe qual é o look do momento para ir à praia, pode ser que ele perceba que não tenha roupas ou acessórios suficientes para se vestir de acordo com seu desejo. A percepção de um problema aparece se você cumpriu bem a etapa anterior: nem todo mundo tem um problema que você possa resolver, mas quem tiver te procurará. Agora é a hora de mostrar as soluções, mas ainda sem dar destaque para seus produtos ou serviços. Ainda não é o momento. 

Além disso, elabore postagens mais profundas para blog, faça um e-book e ofereça gratuitamente, ou faça um anúncio mais direcionado. Agora que você está oferecendo um material que será parte da solução de um problema, aproveite para pegar algum contato dessa pessoa. Ofereça o e-book através de uma landing page, coloque em seu site um campo para inscrição em uma lista de e-mail marketing, ou capture dados de forma inteligente com ferramentas de rastreamento de navegação. Neste último caso, faça somente com consentimento do seu futuro cliente.

 

Fundo do funil de vendas

 

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Pronto! Agora é a hora de mostrar seu produto. Quem chegou até essa etapa do funil de vendas já pode ter contato direto com suas soluções. Faça anúncios segmentados para o público que já interagiu com seus canais on-line. Dispare campanhas de e-mail marketing para quem já demonstrou, em e-mails anteriores, ter interesse em seus produtos ou serviços. Portanto, o mais importante: dê uma vantagem real para seu cliente comprar de você e não da concorrência. Considere cupons de desconto, redução na cobrança do serviço por tempo limitado, períodos de teste. Aqui, é hora de unir tudo o que você aprendeu neste texto com as estratégias já conhecidas de marketing.

Tome cuidado apenas em direcionar seus esforços para quem realmente está nessa etapa do funil de vendas. Não queime etapas. Oferecer um cupom de descontos para quem só quer uma informação pode ser intrusivo, o que causará um efeito contrário ao que você quer. Atravessar uma explicação sobre quais acessórios combinam com um look de praia para tentar vender uma assinatura de revista, por exemplo, quebrará a empolgação do futuro cliente que só está descobrindo a melhor forma de se vestir. Dê um tempo entre as etapas para garantir que seus contatos passaram de fase dentro do funil de vendas.

 

Junte ferramentas com planejamento

 

Entender como funciona a técnica de funil de vendas é fundamental para usar da melhor forma os canais de comunicação e relacionamento que você já possui. Entretanto, unir estratégias entre diversos canais, online e offline, é essencial para otimizar seus investimentos em marketing digital. Além de não cansar seus futuros clientes e espantá-los de uma eventual compra, você economiza e ainda por cima se destaca com conteúdos relevantes e úteis.

Sugestão de fechamento: Nós esperamos que este conteúdo tenha servido de aprendizado para você. Fique de olho em nosso blog para mais conteúdos como este. Até a próxima!

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