Saiba porque o tecido de algodão é o mais usado

tecido de algodão

O algodão é considerado praticamente uma segunda pele quando se trata de tecido, e isso se dá muito por conta de sua suavidade e conforto, o que no dia a dia faz grande diferença na rotina e na execução das tarefas. O tecido de algodão não é comum somente nas roupas tradicionais, mas também em lençóis, toalhas e acessórios.

Entretanto, apesar de ter muitas roupas feitas 100% do tecido de algodão, existem muitas variações dele, o que o faz ser uma das principais matérias-primas no segmento têxtil, e ganha ainda mais destaque quando se trata de fibras naturais. São dessas derivações do algodão e do motivo dele ser tão usado que iremos falar a seguir.

Tecidos com algodão

Característico por absorver muito bem o suor, manter o conforto térmico, baixa probabilidade de reações alérgicas com a pele e um toque suave, o algodão tem algumas variedades, que se combinada com outros tecidos podem ser bastante úteis. Algumas delas são:

Malha:

A malha de algodão é muito utilizada por ser um tecido confortável, fresco e com toque macio. A malha 100% algodão é uma malha produzida exclusivamente por fibra natural. Por isso, a chance de causar alergia é quase nula. Ela também possui uma boa respirabilidade, permitindo que o calor do corpo saia, o que a torna muito indicada para climas úmidos e quentes.

tecidos de algodão malha

Chita:

Um tecido simples, transparente, com trama bastante fina, durabilidade boa, áspero e com uma qualidade na maciez diferente dos demais. A chita não é considerada um tecido de primeira linha, e, portanto, suas estampas não são tão trabalhadas, o que, consequentemente, acaba deixando-a mais barata, e para que também se diferencie dos tecidos de primeira linha. Porém ela se caracteriza por estampas florais, e é muita utilizada nesse sentido.

tecidos de algodão chita

Laise:

De origem francês, o tecido geralmente tem preferência pela cor branca, e muito característico na produção de vestidos de noivas. Por ter um bordado vazado ele encaixa bem com o verão brasileiro, mesmo não sendo produzido exatamente para nosso clima. Todavia, ele se adapta as demais cores e estações do ano, enfim, um clássico da moda.

tecidos de algodão laise

Sarja:

Com tramas construídas na diagonal, e com propriedades de inflexibilidade, a sarja é muito semelhante ao jeans, outro tecido feito a partir do algodão, é respirável e confortável, sendo bastante conhecida para o desenvolvimento de calças. Por ter essas tramas na diagonal, ela absorve menos calor, e por conta disso são ideais para meia estação.

Saiba porque o tecido de algodão é o mais usado

Denim:

Matéria-prima do jeans, é mais um tecido de algodão, muito resistente, versátil e democrático, o que traz muita personalidade, pois a partir dele são criados vários formatos de jeans, mudando apenas o processo de cada um, como o número de lavagens, entre outras ações.

denim

Tricoline:

Muito versátil e com um excelente custo-benefício, a tricoline é leve e tem diversas utilidades, como por exemplo: itens de artesanato, enxovais e roupas de cama, itens de decoração, produção de máscara de proteção, e moda. O tecido é semelhante a chita, porém com sua trama um pouco mais fechada, áspera, e com maior número de fios, além de não desfiar e ser bom para estampar.

tricoline

Flanela:

A flanela é mais um daqueles tecidos de inverno, um clássico, porém moderno, e perfeito para pijamas, caindo muito bem nos dias mais frios. Ela possui uma superfície felpuda, com um toque macio, absorve bem a transpiração, sendo usada também para lençóis e fronhas, e tendo uma boa durabilidade.

flanela

Popeline

Tecido de trama apertada e alta durabilidade, a popeline tem origem italiana, seus fios são muito finos e torcidos. Seu peso é mediano, porém um pouco mais pesado que a cambraia, é usado em vestidos, calças, bermudas e também em peças mais sofisticadas e elegantes.

tecidos de algodão popeline

Canvas:

Revestido em acrílico, o canvas é mais um tecido com base em algodão, pouco maleável, e intermediário entre tecido e lona. Tem bastante utilidade na parte de impressão visual, servindo como base para impressão de telas, pôsteres e decoração em geral.

canvas tecido de algodão

Pode-se perceber que não é à toa que o tecido de algodão tem a preferência das pessoas, por ser de fibra natural e ter inúmeras variedades, é considerado único. Poucos tecidos são recomendados usar com 100% de seu material, até mesmo o algodão, que é bastante confortável, mas ainda assim é indicado a ter uma composição com outros tecidos.

O que faz o tecido de algodão ser o mais usado é exatamente por ser tão fácil de adicioná-lo com outros, afinal, está presente em quase todas as roupas que usamos do dia a dia.

Para ler mais conteúdos como esse, dicas, e curiosidades sobre o segmento têxtil, basta acessar nosso blog!

Leia Mais

Open chat
Olá, podemos ajudar?