Tecnologia têxtil: Qual sua importância?

A tecnologia têxtil vem crescendo cada vez mais no mercado. Com o objetivo de trazer novas possibilidades na criação de fios, tecidos e peças, ela também está atrelada à moda consciente, pois acaba otimizando os processos e deixando-os mais sustentáveis. Dessa forma, é possível trazer conforto para as pessoas que estão vestindo essas novas peças tecnológicas; inovação para o segmento têxtil; e muita sustentabilidade para o meio ambiente.

Neste artigo, conheça a importância da tecnologia têxtil para o setor e como ela está contribuindo para mudar o mundo.

Entenda o que é a tecnologia têxtil 

Você sabe o que significa “tecnologia têxtil”? Esse termo compreende toda uma gama de materiais, processos, ferramentas e canais que estão relacionados com a tecnologia, possuindo a finalidade de criar inovações dentro do segmento. A tecnologia têxtil pode vir de algo mais simples, como por exemplo um fio que mantenha a temperatura corporal da pessoa. Porém pode chegar a grandes softwares que permitem aprimorar e otimizar a produção. A diversidade é grande.

Vários tipos de tecnologias entram nessa questão: a realidade virtual, Big Data e  inteligência artificial. Elas trazem novas possibilidades de criações para o segmento, aumentam a qualidade dos produtos, diminuem os índices de defeitos e reduzem os custos com mão de obra.

Qual é a importância disso? 

Alguns benefícios dessas tecnologias você acabou de conhecer, como a questão da qualidade e redução de custos e problemas. Porém, você sabe no que isso implica? Os hábitos de consumo mudam muito com o passar dos anos, assim como a exigência do mercado que vai ficando cada vez mais alta. Portanto, para se manter forte na indústria têxtil, é muito importante que as empresas acompanhem essa evolução, que é constante e cada vez mais disruptiva.

Por isso, torna-se essencial se destacar da concorrência, que, como você deve saber, já é bastante acirrada. Criar uma tendência dentro do mercado é uma tarefa difícil, e fazer com que determinado público possa abraçá-la e incorporá-la dentro do seu guarda-roupa é um desafio ainda maior. Porém, é um objetivo que você precisa levar em conta, e usar a tecnologia têxtil ao seu favor. Dessa forma, você não somente irá oferecer um produto diferente da concorrência, como também algo de extrema qualidade e valor.

Conheça as principais inovações têxteis 

A indústria têxtil vem crescendo cada vez mais quando o assunto é tecnologia e inovação. Veja agora algumas das principais transformações que a tecnologia vem trazendo:

Nanotecnologia 

É a nanotecnologia que permite a manipulação de materiais minúsculos, com as dimensões de moléculas. Na indústria têxtil, essa tecnologia é usada para confeccionar fibras e fios, e assim transformar as propriedades do tecido. Grandes exemplos disso são peças com tecidos mais macios, que possuem funções térmicas, antibacterianas, repelentes, e com proteção ultravioleta.

Aqui na Cores e Tons, trabalhamos com alguns processos que utilizam a nanotecnologia, como os acabamentos de nanotouch, que através de nanopartículas, é capaz de aumentar a maciez dos tecidos após estampar.

Sustentabilidade 

Reciclagem, diminuição de custos e demais técnicas que causem menos danos ao meio ambiente também entram nesse universo tecnológico. Os tecidos sintéticos ganham grande destaque aqui, pois conseguem trazer melhorias na aparência das peças e também no quesito de durabilidade.

Lavagens 

Também pensando na sustentabilidade do processo e na moda consciente, muitas empresas estão evitando o alto consumo de água nas lavagens. Isso porque são necessários cerca de 8 mil litros de água para fazer uma única calça jeans. A partir disso, várias tecnologias começaram a ser aplicadas para aumentar a produtividade e reduzir o consumo de água, como o laser, o ozônio e o eFLOW. Além disso, essas inovações também conseguem eliminar resíduos e emissões tóxicas.

Nos ramos de tinturaria e estamparia, essa preocupação tem se revertido em investimentos cada vez maiores em sistemas de tratamento de efluentes, para que toda água utilizada nos processos seja devolvida ao meio ambiente com percentuais melhores de pureza do que quando foram captados.

Impressão 3D 

Para diminuir o desperdício de tecidos, a impressão 3D entra em cena, pois consegue diminuir esses gastos em cerca de 35%. Com ela, é possível investir na prototipagem com alto nível de detalhamento, além de criar peças mais personalizadas com muito mais facilidade e rapidez no processo.

Este foi o nosso artigo sobre a importância da tecnologia têxtil para o setor. Quer saber mais sobre esse assunto? Então te convidamos para conhecer o site da Cores&Tons, que trabalha com a tecnologia da Estamparia Rotativa e tinturaria têxtil. Até a próxima!

Leia Mais

Categorias
Open chat
Olá, podemos ajudar?