Escolher fornecedores para uma marca de roupas pode ser um desafio para as empresas. Afinal, não basta apenas fechar um negócio com o primeiro que você encontrar.
É preciso fazer uma pesquisa de mercado para evitar complicações como atraso na entrega ou recebimento de produtos de má qualidade.
De acordo com a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), a receita do varejo de vestuário apresentada no relatório de 2022 foi de R$ 265,8 bilhões, o que é um sinal de que o mercado está bastante aquecido.
Por isso, preparamos um guia completo para que você faça a escolha certa e consiga boas parcerias para sua loja de roupas!
Passo a passo de como escolher fornecedores para uma marca de roupas
Confira a seguir o que você deve fazer antes de fechar um negócio com o fornecedor de sua preferência. Afinal, quais são os fatores a avaliar para evitar prejuízos, de modo que a relação seja vantajosa para ambos? É o que veremos a seguir:
1. Analise a reputação do fornecedor
É importante verificar a reputação do fornecedor, para saber se a transação comercial é confiável.
Existem diversas maneiras de fazer essa análise. Veja:
- Pesquisa online: faça uma pesquisa na internet sobre o fornecedor e verifique se há reclamações, avaliações negativas ou comentários de clientes insatisfeitos.
- Verifique a experiência: descubra há quanto tempo o fornecedor está no mercado e se ele tem experiência em fornecer os produtos de que a sua empresa precisa.
- Referências: veja referências de outros clientes que já fizeram negócios com o fornecedor.
- Certificações: verifique se o fornecedor possui certificações ou qualificações que garantam a qualidade e confiabilidade dos produtos.
2. Avalie o preço e a qualidade dos produtos
Ao escolher fornecedores para uma marca de roupas, a qualidade dos produtos oferecidos e o custo-benefício estão entre os principais fatores a considerar.
Ao avaliar a qualidade, você pode garantir que está adquirindo produtos que atenderão aos padrões de qualidade esperados pelos seus clientes.
Além disso, veja também se os preços condizem com outros praticados pelo mercado. Dessa forma, você pode garantir que está fazendo um bom negócio e evita pagar valores muito altos se há outros mais acessíveis.
Ou seja, um bom fornecedor deve dispor de produtos de qualidade a preços razoáveis.

3. Verifique o compromisso com os prazos de entrega
Verificar o compromisso com os prazos de entrega de um fornecedor é fundamental para garantir o sucesso antes de estabelecer uma parceria.
Atrasos na entrega podem impactar negativamente a produção, o fluxo de caixa e a satisfação dos clientes. Então, o fornecedor precisa cumprir prazos, considerando a localização, a estrutura e a logística.
E, também, é necessário estabelecer acordos e contratos claros, que definam prazos, penalidades em caso de atraso e mecanismos de resolução de conflitos. Dessa forma, é possível minimizar os riscos e garantir a qualidade e a eficiência do fornecimento de produtos.
4. Avalie o suporte ao cliente
A avaliação do suporte ao cliente é uma etapa que não deve ser ignorada quando você procura por fornecedores para uma marca de roupas.
Um suporte ao cliente eficaz ajuda a garantir que sua empresa tenha uma experiência positiva com o fornecedor, minimizando problemas e maximizando a produtividade.
Além disso, um suporte ao cliente de qualidade ajuda a sua empresa a economizar tempo e dinheiro.
Isso acontece porque, se houver algum problema, o suporte estará disponível para solucionar essas questões rapidamente.
5. Fazer parcerias de longo prazo
Fazer parcerias de longo prazo com fornecedores pode trazer diversas vantagens para uma empresa.
Em primeiro lugar, permite estabelecer relações de confiança mútua. Consequentemente, você pode negociar preços com descontos e melhores condições de pagamento.
Além disso, fornecedores que conhecem bem as necessidades e demandas de uma empresa podem oferecer soluções personalizadas.
Parcerias de longo prazo também podem resultar em maior eficiência operacional e menor tempo de entrega.
6. Verifique as opções de pagamento
Veja se as opções de pagamento são diversificadas e quais são as taxas. Essa etapa é relevante por alguns motivos:
- Evita surpresas desagradáveis: verificar as condições e métodos de pagamento pode ajudar a evitar surpresas imprevistas, como taxas extras ou condições desfavoráveis que podem afetar negativamente o seu negócio.
- Garante segurança financeira: escolher um fornecedor confiável com métodos de pagamento seguros é uma forma de evitar fraudes e outros problemas financeiros.
- Ajuda na tomada de decisão: métodos de pagamento diversificados permitem que a empresa tenha maior margem de escolha como parcelamentos, por exemplo.
Destaque sua marca de roupas com a Cores e Tons
Além de saber como adquirir tecidos com um fornecedor, é interessante lembrar que os processos de fabricação de tecidos são complexos e envolvem várias etapas.
Por exemplo, a produção de fibras que podem ser de materiais naturais, como algodão, lã ou linho, ou sintéticas, como poliéster ou nylon.
Depois disso, as fibras são moldadas para formar o tecido. Os fios são então agrupados de forma a criar o design e a textura desejados.
Em seguida, o tecido é lavado e tratado para remover resíduos e aperfeiçoar o material. Pode também ser trabalhado quimicamente para conferir-lhe propriedades específicas, como resistência ao encolhimento ou à descoloração.
Além disso, existem os processos de estamparia e tinturaria, que permitem personalizar o tecido de várias maneiras.
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