21 de abril – Dia da indústria Têxtil

Hoje, feriado nacional de Tiradentes, também é o Dia do Têxtil. O setor têxtil é o responsável pela transformação das fibras em fios, dos fios em tecidos e dos tecidos em moda e história. A indústria têxtil é complexa, sendo seu processo muito diversificado, algumas indústrias possuem todas as etapas do processo de produção como fiação, tecelagem e beneficiamento, ou apenas atuar em um desses processos. Há ainda os processos de produção intermediários, como por exemplo: engomadeira ou engomagem. A Cores e Tons, por exemplo, tem a possibilidade de receber a malha crua, para tingimento, para em seguida passar pela etapa da estampa rotativa, conforme desejo do cliente.

No entanto, a indústria vai além de seus processos e maquinários, ela possui diversos colaboradores, divididos entre os setores administrativos, manutenção e apoio, além dos produtores de matérias-primas (algodão e demais fibras), insumos (corantes têxteis, pigmentos têxteis, produtos auxiliares etc), e fabricantes de máquinas e equipamentos têxteis, que dão o pontapé inicial aos produtos. Esses colaboradores são uma das partes mais importantes de uma empresa, pois são eles a dar voz a marca.

Devido aos diversos produtos, empregos e histórias geradas a partir deste ramo industrial, o dia 21 de abril foi escolhido para celebrar e relembrar de todos os avanços e benefícios provindos deste meio. Parabéns a todas as indústrias têxteis!

Leia Mais

Categorias
Open chat
Olá, podemos ajudar?